sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Projeto da revista VISÃO - "Ler Faz Bem"

Hoje venho falar-vos de um projeto muito interessante e que eu fiquei muito contente por criarem. O projeto de que estou a falar é o “Ler Faz Bem” que a revista VISÃO criou este ano.

O projeto “Ler Faz Bem” pretende despertar o gosto pela leitura e tem como objetivo “colocar Portugal a ler”. Será uma tarefa um pouco difícil, uma vez que os portugueses de um modo geral não revelam grande interesse pela literatura.

A VISÃO desafia o seu público a começar a ler mais, oferecendo-lhes, totalmente grátis, um livro na compra da sua revista. Não só oferecem o livro, como também disponibilizam muito conteúdo (no site da revista: http://visao.sapo.pt/lerfazbem) sobre o livro, assim como o autor e assuntos que estejam relacionados com estes.

Todos os meses sai um livro diferente, tendo em comum o facto de terem marcado, de certa forma uma época, uma geração, ou pelo menos contribuído para uma melhor compreensão da sociedade em que estamos inseridos.

Todos os livros tem uma edição original, feita pela própria revista, que é bastante moderna e contemporânea, deixando todos os livros com um design semelhante. O tamanho em que foram impressos é bastante compacto e de fácil transporte, sendo leves e pequenos, podem ser levados para qualquer lado!

Todos os livros trazem um Prefácio, onde é explicado um pouco dos títulos que a obra teve ao longo dos tempos e o porquê de terem escolhido aquele. Diz a revista que “Cada título e cada autor são analisados com uma linguagem simples e direta. Uma outra forma de ver a obra. Informação acrescida para uma melhor compreensão desta.”

A revista convidou algumas das personalidades públicas da atualidade a dar a sua opinião sobre estas obras e a influência, que elas acabaram por ter nas suas vidas.

Esta iniciativa começou no mês de janeiro deste ano, por isso já conta com duas obras publicadas.

Uma delas é “A Quinta dos Animais” (uma das minhas leituras atuais) que nos relata, num estilo semelhante à da fábula, um modelo do comunismo de Estaline. George Orwell critica de uma forma indireta (e original), este modelo comunista, usando de uma forma sarcástica, os Animais de uma quinta, como representação dos seres humanos e das suas atitudes.

A outra obra também já publicada (e ainda disponível) é "O Apelo da Selva" de Jack London, de uma forma simplificada, é um livro construído à volta do sequestro de um cão. Inicialmente, "era para ser um conto, mas depressa ganhou outro fôlego. Nasceu do amor de London pelos animais, especialmente por cães." diz a revista. O protagonista do romance é Buck, um cão que cresceu no sol da Califórnia e foi levado para o gelo ártico. A sua vida depende da sobrevivência, e para isso terá de matar para não ser morto. É naquele universo primitivo, que temos uma reflexão sobre a própria identidade, onde é representado o verdadeiro instinto dos seres vivos.

Espero que tenham gostado deste projeto que vos dei a conhecer, se viverem em Portugal, recomendo que adiram a esta iniciativa da VISÃO, e que leiam mais, porque “Ler Faz Bem”.
 
Beijinhos e boas leituras!


Lia ❤

 


Obs.: Este post não é patrocinado, mas mesmo que fosse, a minha opinião é sempre sincera.

3 comentários:

  1. Acho super incrível que estejam estimulando a leitura, e não sabia que em Portugal também não existem muitos leitores, acreditava que era somente aqui no Brasil, mas pelo que vi, há muitas pessoas desinteressadas na literatura, o que é uma lástima :/ Adorei a iniciativa, pois receber um livro assim deve ser maravilhoso e surpreendente ;D

    Bom post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
  2. Achei a iniciativa de incentivo à leitura ótima. Espero que dê resultado :D

    Xoxo

    fan-book-girl.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Belo post, seguindo já bjus.
    https://leiacomigoblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Descrição das classificações atribuídas

Descrição das classificações atribuídas

Leituras não finalizadas e correntes:

Vê as novidades do blog pelo Instagram!

Fica a par do blog através do Facebook!

Acompanha o blog pelo Twitter!

Mensagens populares:

Blogs Portugal

Para qualquer dúvida ou parceria, por favor contacte-me, preenchendo este formulário:

Nome

Email *

Mensagem *